Desde o começo da pandemia, especialistas do mundo inteiro vêm reforçando a necessidade e obrigatoriedade da utilização de máscaras para evitar o contágio do Coronavírus. Muito foi discutido a respeito do tecido e modelo a serem utilizados, e hoje já existem diversas opções seguras e confortáveis disponíveis no mercado.
Porém, com a chegada da vacina e a redução dos casos noticiados pelos veículos de comunicação, a população acabou abrindo mão de cuidados indispensáveis. O surgimento de novas variantes também contribuiu, e em pleno 2022, ainda estamos vivenciando o aumento de casos de COVID.
Apesar de já ter sido noticiado que 40% dos brasileiros pretendem utilizar máscara eventualmente mesmo após o final da pandemia, é importante reforçar ao percentual restante que estar vacinado não nos isenta de andar de máscara!
Então, na hora de escolher a sua máscara para continuar se protegendo, é preciso levar algumas coisas em consideração:
▪️ Antes de mais nada é preciso escolher um EPI que ofereça boa vedação e filtragem;
▪️ As máscaras PFF2 e KN95 são consideradas as mais seguras e recomendadas. É o modelo utilizado por profissionais de saúde pois conta com uma proteção maior contra gotículas bem pequenas. Por serem feitas com várias camadas, favorecem a filtragem e se adaptam melhor ao rosto, principalmente por conter um arame na parte superior para se adaptar ao nariz;
▪️ Já as máscaras cirúrgicas, também são capazes de filtrar partículas muito pequenas - porém devem ser descartadas logo;
▪️ As máscaras de tecido comum funcionam como um lenço sobre o rosto do usuária. Na prática, elas ajudam, mas não são tão eficientes na filtragem, pois a vedação é moderada - principalmente os modelos que alargam com o uso constante.
A pandemia ainda não acabou. Por isso, continue usando e reforçando com a sua equipe o uso de máscaras e proteja aqueles que estão ao seu redor!
Comentarios